segunda-feira, 26 de julho de 2010

O valor do Sul Americano.

          Murilo faz essa cara depois dos jogos da seleção no Sul Americano.

O Brasil está participando do Sul Americano de basquete masculino, com uma seleção B - que tem tudo pra ser a C-, jogando contra adversários horríveis e ainda se dá ao direito de dar algumas apresentações medonhas. A pergunta que fica é: Qual é o valor desse campeonato para a seleção?
Desde o início da caminhada dessa seleção B que está participando do Sul Americano, passando pelos jogos preparatórios, os amistosos que assisti (eu sei que alguém deve estar rindo da minha cara por isso) e finalmente pelo primeiro jogo do campeonato, contra o "fortíssimo" Chile, deu para tirar algumas conclusões.
A primeira, é uma pergunta que confesso ter medo da resposta, mas vou dividi-la com vocês: Tirando os jogadores que estão na preparação para o Mundial, esses são os melhores jogadores do país?... Seguindo a lógica, a resposta é: sim! Continuando na lógica, acabei de ter um infarto por isso. É nítido que alguns jogadores ali não tem a menor condição de estar no grupo (Nezinho cof cof, Arthur cof cof) e outros poderiam estar junto da seleção principal para um estágio, mas depois do Sul Americano, senão a seleção ficaria em último.
Um dos principais jogadores da B é Murilo. Desde os amistosos ele chama a responsabilidade no ataque e por ser inteligente e rápido para a sua posição, consegue fazer um punhado de pontos e de quebra as vezes pega uns rebotes. Merece um viva. Achava que Fúlvio por ser um armador de boa visão do jogo, experiente e habilidoso seria incontestável no time e, vejam só, cheguei a defender a presença dele no Mundial, mas depois do que vi nesse tempo, se o Ruben Magnano colocasse o Splitter como armador reserva no lugar do Fúlvio eu não reclamaria. É claro que é um exagero e que deve sair um armador desse grupo para compor o time do Mundial e entre ele, Nezinho ou Duda na armação não há dúvidas.
Sinceramente achei que a CBB estava mandando esses jogadores para prepará-los para as próximas convocações -tipo o Mano Menezes na seleção de futebol, só que sem o chato do Ricardo Teixeira palpitando em tudo-, dar mais rodagem para aqueles que jogam dentro do país e assim tentar aumentar o nível técnico deles e do campeonato interno e mostrar para o resto dos atletas de fora que tem alguém olhando por eles, se essa foi a ideia da Confederação acertaram em partes. A primeira parte não foi muito convincente, afinal qual o motivo de preparar Nezinho(29), Luis Felipe(29) e JP Batista(28) para as próximas convocações? Só se for do veteranos. Poderia ser algum tipo de dívida por serviços prestados, mas alguém me avisa o serviço deles primeiro. Então, já que era pra levar esses jogadores, custava ter levado atletas mais jovens, os da seleção sub18, por exemplo?
Pois é, coisas estranhas do mundo bizarro, mas que somos obrigados a conviver. A sequência do campeonato nos promete muitas emoções, afinal ganhar do Chile por apenas 69-54 e fazendo o favor de perder por 12-08 o último período é um presságio do que vem pela frente - e do Apocalipse.
O Brasil vai se virando de lá e nós do blog daqui, tentando assistir as partidas, extrair as coisas boas (quando elas existem) e tentar passar com realismo a situação da seleção no Sul Americano. E da maneira que vai, tenho certeza que Magnano está de olho no desempenho da Bzinha para que não contemos com a vitória e o título já certo, assim como fez o Felipe Massa e seu processo de tornar-se o Barrichelo da nova era, mas do jeito que está até a Venezuela assusta (ganhou um amistoso inclusive desse time), sem falar no Uruguai, Argentina, enfim, todo os times que colocam em quadra 5 seres humanos capazes de correr e jogar uma esfera dentro de uma coisa chamada "aro".
Não nos entendam mal, não estamos aqui para somente criticar o Brasil no Sul Americano, gostaríamos realmente de fazer um post com o foto da vitória antes mesmo do campeonato ter acabado, mas fica impossível ter alguma segurança com esse time, por isso já recomendo, caso você for assistir ao jogo lembre-se do kit básico: uma vuvuzela, um calmante e algum ótimo programa pra se fazer logo após a partida.

By: Leandro Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário